Como fazer mapas mentais de livros eficientemente e ter resumos que fazem a diferença no processo de aprendizado e memorização do conteúdo lido?
Já imaginou resumir um livro inteiro em uma única página!
Muitos leitores aqui do MapaMental.org me enviam dúvidas de como utilizar o método do mapa mental para estrutura o resumo de um livro A grande vantagem, é que ao criar o mapa mental do livro, você revisa um livro inteiro (300 páginas, por exemplo) em menos de 5 minutos.
Confira abaixo o exemplo de resumos reais de livro no formato de mapa mental.
Os principais insights de um livro revisados em menos de 5 minutos:
Veja o ganho de tempo e produtividade que você tem!
Veja ainda mais exemplos, aqui são 12 resumos de livros em mapa mental.
E, para isso, existem dois caminhos:
- O manual e detalhado, sendo muito eficiente para estudos complexos.
- E também o caminho automático (com o uso de inteligência artificial para fazer mapa mental).
Veremos os dois caminhos, mas antes, é importante entender que para chegar no resumo de um livro em mapa mental, precisamos passar por algumas etapas prévias para garantir sua qualidade e eficiência.
5 Passos para Criar Mapas Mentais de Livros
Ao longo dos anos, criei um método de 4 etapas, o mesmo método que utilizo para criar todos os mapas mentais de livros que você acompanha aqui no portal.
Este método, é dividido em 5 etapas:
- Preparar o Ambiente;
- Preparar o Cérebro;
- Realizar a Pré-leitura;
- Leitura Ativa;
- Criação do Ativo de Memorização Mapa Mental);
Preparar o Ambiente
Na primeira etapa, temos que preparar algo que, muitas das vezes, é negligenciado pelo leitor. Estou falando do ambiente físico que faremos a leitura, pois muitas das vezes, a qualidade da leitura é afetada justamente por fatores externos (barulho, por exemplo).
Preparar o Cérebro
Na segunda etapa, devemos preparar nosso “ambiente interno”, ou seja, nosso cérebro. Temos que retirar todo “barulho” e liberar nossa mente para foco total na leitura. Aqui estamos falando da porta de entrada da leitura, o foco e concentração do cérebro. Sem ele, o resto é comprometido.
Pré-Leitura
Na terceira etapa, realizamos uma pré-leitura do livro, algo muito rápido. Seu principal objetivo é que nosso cérebro se familiarize com as informações, por isso, não deve levar mais do que 10 minutos.
Aqui, analise o índice do livro, os capítulos, as imagens, etc. O objetivo é o cérebro criar uma familiaridade com o material.
Leitura Ativa
Na quarta etapa, a última e de maior importância, é onde fazemos a leitura ativa do livro. As etapas anteriores auxiliam e maximizam a capacidade de nossa mente, tornando assim, essa quarta etapa, sendo a leitura e criação do mapa mental, muito mais eficaz!
Criação do Mapa Mental
Para criação de um mapa mental eficiente, existem algumas regras importantes que devemos seguir:
- Inicie pela ideia central;
- Utilize palavras-chave (evite frases longas);
- Utilize cores, imagens e ícones;
- Conecte as ideias do mapa mental (ramificações).
Quando falamos em livros, uma maneira de iniciar, é utilizar o índice do livro como uma base para a estrutura de seu mapa mental, mas não fique preso nele, deixe seu pensamento fluir.
Outra dica, é de você criar o mapa mental enquanto faz a leitura ativa! Não deixe para depois. Lembre-se, a sua anotação é o mapa mental, por isso, deve ser feito no momento em que lê.
Aqui você pode conferir como fazer um mapa mental e a estrutura correta.
Convertendo um Livro em um Mapa Mental com IA
Hoje, com a tecnologia, podemos otimizar ainda mais este processo, principalmente quando você quer ter uma prévia do seu mapa mental ou consumir mais rapidamente o conteúdo do livro.
Estou falando em você simplesmente dar o comando “Faça o resumo do livro XPTO” e pronto, o sistema faz tudo para você.
Tenho um artigo detalhado em que mostro o passo a passo de como criar mapas mentais com IA, mas basicamente, é você informar o nome do livro e pronto, o sistema gerará automaticamente para você.
Sucesso em seus mapas mentais!