Existem várias formas de fazer um mapa mental de forma mais eficiente e produtiva, uma delas é utilizar os aplicativos e softwares de criação de mapas mentais, existem diversas ferramentas no mercado que facilitam esse processo para criar mapa mental de forma clara e concisa. Inclusive, tenho um artigo que mostro 5 aplicativos para criação de mapas mentais.
Mas agora, quero conversar com você sobre 5 maneiras para você criar mapas mentais de forma mais fácil e produtiva.
Os mapas mentais são capazes de comunicar diferentes tipos de conhecimento e informação de forma clara. Principalmente quando você quer memorizar algo ou então organizar um conhecimento que irá utilizar futuramente.
Aqui estão algumas maneiras de maximizar a eficiência na criação de seus mapas mentais.
1. Otimize o conteúdo do seu mapa mental
Seu mapa mental não é apenas para esclarecer as coisas para você no momento que cria, mas também para o futuro ou mesmo para outras pessoas. De certa forma, você tem que relacionar suas ideias para que fique claro o que deseja transmitir.
Há tantas perguntas que você deve encontrar. Perguntas como “Seu mapa faz algum sentido?” ou “Foi escrito claramente ou foi apenas muito ambíguo para compreender?“.
Analises como essas são esperadas, por isso, é importante que o conteúdo do seu mapa mental seja otimizado ao máximo de compreensão, principalmente se você utilizar para revisões futuras para uma melhor memorização ou então que o mapa mental será compartilhado com outras pessoas.
2. Tenha uma organização de seus mapas mentais
Com o tempo, será comum você ter centenas de mapas mentais, por isso, comece organizando seus mapas mentais desde o início.
Eu mesmo, tenho um mapa mental “mestre” dentro do software que utiliza para criar mapas mentais (Mindmeister) em que deixo organizado meus mapas mentais para facilitar o acesso e suas revisões.
Aqui entra então algo importante, dificilmente é possível ser produtivo e criar centenas de mapas mentais se não utilizar um software, por isso, comece a utilizar um. Não que você irá parar de criar seus mapas mentais manualmente, mas o software irá dar agilidade.
3. Um objetivo claro para cada mapa mental que criar
O mapa mental começa por uma ideia central, sempre. Por isso, antes de iniciar seu mapa mental, tenha claro qual é seu objetivo com aquela ideia central.
É um mapa mental mais detalhado? Mais amplo? Irá utilizar para revisões futuras? Para memorização? Para outras pessoas?
Fazer essas perguntas é muito importante, pois assim, você define o nível de profundidade do mapa mental, quanto tempo irá dedicar a ele, etc.
Outro ponto importante, não coloque tópicos irrelevantes só por colocar, uma vez que seu mapa mental se torne complicado se ramificando em diferentes áreas divergentes, considere que você tem que quebrar o mapa em outros mapas, principalmente se fugir do tema principal.
4. Diga adeus as informações desnecessárias
Esse é o ponto mais desafiante na criação de um mapa mental, definir o que irá ou não estar presente no mapa mental.
Muitos alunos comentam “mas como saber o que é importante?” e eu sempre digo, quanto mais foco e concentração você tiver na criação do mapa mental, mais claro é saber o que deve ser colocado nele.
Mas só isso não basta, outro ponto importante é a construção da habilidade da criação do mapa mental.
É preciso fazer um, dois, três, dez, cinquenta, cem mapas mentais, para ir desenvolvendo essa habilidade da concisão.
Às vezes, alguém que esteja construindo um mapa mental, se empolgam demais, que o resultado final não faz mais sentido.
Lembre-se, o mapa mental não precisa ser bonito, ele precisa seguir as regras de um mapa mental eficiente e atender seus objetivos.
5. Seja consistente
Para fechar e não menos importante, siga arrisca as regras para criação de um mapa mental, eu vejo muita gente chamar algo de mapa mental, que não é um.
Por isso, tenha consistência em seguir as regras e em treinar sua habilidade na criação de mapas mentais.
Sucesso em seus mapas mentais!